top of page

IMBEL se prepara para ativar Escritório de P.D&I na cidade de Santa Rita do Sapucaí-MG

A criação da nova unidade no "Vale do Silício" brasileiro irá inserir a IMBEL num ecosssistema único, facilitando e potencializando resultados em telecomunicações, eletrônica e áreas correlatas.

Pavilhão da FMCE/IMBEL Rio de Janeiro/RJ


Com informações da Assessoria de Comunicação Institucional / IMBEL

 

Concluindo com êxito um processo de mais de 10 anos, a IMBEL se prepara para formalizar com a Prefeitura Municipal de Santa Rita do Sapucaí-MG, a instalação e ativação do núcleo de Escritório e futuro Laboratório de P.D&I da Empresa, nas dependências da Incubadora Municipal de Empresas Sinhá Moreira / Santa Rita do Sapucaí – MG, um ecossistema único no Brasil, que favorece e potencializa os resultados nas áreas de pesquisa e inovação.


Por intermédio da Fábrica de Material de Comunicações e Eletrônica (FMCE), a IMBEL decidiu se aproximar do “Vale do Silício brasileiro”, por entender ser aquela região um polo de tecnologia que concentra atores importantes do setor, favorecendo a interação e a colaboração entre múltiplas instituições nas esferas de governo, academia e iniciativa privada, propiciando a criação de um ambiente favorável para a geração de novas tecnologias necessárias ao desenvolvimento e produção do seu próprio portfólio.


A Ocellott participa do Condomínio Municipal de Empresa Ruy Brandão, em área anexa ao Prointec


Inicialmente, optou-se por estabelecer o Laboratório, de forma conjunta, aproveitando as instalações da empresa parceira Ocellott em Santa Rita do Sapucaí, amparado nos diversos documentos que regulam a relação entre as empresas. O desenvolvimento de novos projetos impôs uma maior necessidade de permanência de representação da IMBEL em Santa Rita do Sapucaí, além de considerar a previsão de investimentos nessa estrutura para uso das partes durante e após a conclusão dos projetos.


A despeito dessa realidade, a IMBEL já intencionava estabelecer o seu laboratório, de forma autônoma, junto à Incubadora Municipal de empresas Sinhá Moreira, naquela cidade, sendo realizadas tratativas com Prefeitura Municipal e assinados Acordo de Não Divulgação (sigla em inglês NDA) e Memorando de Entendimentos (sigla em inglês MoU) com vistas à ocupação da instalação.


A FMCE, uma das cinco Unidades de Produção (UP) da IMBEL, é considerada um dos principais centros de pesquisa a serviço do Brasil, e tem no seu portifólio produtos e sistemas da área de Tecnologia da Informação, com alto grau de sofisticação no estado da técnica, com o desafio de atender o mercado de equipamentos de Comando e Controle, para a defesa e segurança pública, em especial o Exército Brasileiro, competindo com empresas estrangeiras já estabelecidas. Nos últimos anos, vem disponibilizando importantes produtos de tecnologia e comunicações, como o rádio Mallet, o Rádio Desenvolvido por Software RDS Rondon e o Intercomunicador modular CIM-2000, dentre outros.


Com forte viés Cientifico e Tecnológico, a FMCE constitui-se em um dos “braços fabris” do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) do Exército Brasileiro, na desafiadora área de Comunicações e Eletrônica, de onde se originam seus principais recursos humanos especializados no desenvolvimento científico, na pesquisa, na capacitação científica e tecnológica e na inovação, necessários ao desenvolvimento de novos produtos e serviços de interesse do Comando do Exército.


Santa Rita do Sapucaí – o “Vale do Silício” brasileiro

O Município de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, é conhecido no meio científico e tecnológico nacional, por sua vanguarda no ramo da eletrônica, telecomunicações, computação, uma vez que possui um arranjo produtivo local de diversas empresas e indústrias, sendo denominado como "Vale do Silício" brasileiro, em alusão ao Vale do Silício tecnológico na Califórnia (EUA), berço das empresas americanas gigantes de tecnologia ("Big Techs”), entre elas: Apple, Google, Amazon, Microsoft e Meta. Ambos foram criados na mesma época, nos anos 1950.


Prointec Santa Rita do Sapucaí visto de cima - by Hero


A cidade se distingue não apenas na área de educação, com diversas instituições de ensino relevantes, com destaque na área de inovação tecnológica como o INATEL – Instituto Nacional de Telecomunicações, uma instituição dedicada à formação de profissionais no setor de Telecomunicações e Tecnologia, que também conta com grande parque fabril, com centenas de empresas de pequeno e médio porte, muitas criadas em incubadoras, que geraram diversos produtos com alta tecnologia, como exemplo: a urna eletrônica, o chip do passaporte eletrônico e o transmissor de TV digital nacional.


Atualmente, as empresas se associaram e formaram um importante arranjo produtivo local na área de eletrônica e telecomunicações, em que cada empresa se especializa a fim de produzir os componentes necessários para o atendimento de toda a cadeia de produção, gerando uma maior especialização, maximizando a eficiência e a eficácia de cada célula produtiva empresarial.


Projeto FINEP SCALHEETDS - ponto de encontro da IMBEL com a empresa OCELLOTT em Santa Rita do Sapucaí

Nos últimos anos, a FMCE, com o objetivo de manter seu portfólio de equipamentos de comunicações militares atualizado e competitivo tecnologicamente tem desenvolvido seus produtos, com o suporte significativo de empresas da Base Industrial de Defesa (BID) brasileira, entre elas a OCELLOTT Engenharia Ltda, antiga LACE Serviços de Engenharia e Representações Ltda, que tem filial na cidade de Santa Rita do Sapucaí.


Esquema Conceitual do Projeto  SCALHEETDS


A Ocellott, uma empresa de engenharia eletrônica fundada em 2015, é reconhecida pela sua agilidade no desenvolvimento e fabricação de sistemas complexos nos setores de defesa, aeroespacial e testes e medições. Em sua jornada, a Ocellott tem colaborado estreitamente com a FMCE, especialmente em projetos que fortalecem as capacidades militares do Brasil, apoiando diretamente no desenvolvimento de soluções tecnológicas avançadas, que são partes integrantes de sistemas/produtos de propriedade intelectual da IMBEL, tais como: Rádio Definido por Software RDS Rondon da IMBEL; Rádio Mallett; e CIM-2000.


Em 2022, a FMCE e OCELLOTT se associaram, mais uma vez, para participar do processo de seleção organizado pela FINEP, de subvenção econômica à Inovação da Base Industrial de Defesa (BID), para o desenvolvimento de produtos, processos e/ou serviços inovadores, acolhendo uma proposta audaciosa, necessária e complementar, capaz de ampliar as capacidades do projeto RDS Rondon da IMBEL.


Dessa associação resultou o projeto SCALHEETDS, que foi selecionado pela FINEP e iniciado em novembro de 2023, com a Pesquisa e Desenvolvimento de novas funcionalidades ao Rádio da IMBEL/FMCE TRC-1222 Rondon, pretendendo agregar a comunicação na banda X dos satélites. Vale registrar que o projeto conquistou a 2ª colocação no 1º Concurso i9 Defense, uma parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e o Grupo ISG, com o apoio do Ministério da Defesa, a fim de premiar empresas que desenvolvam produtos inovadores com aplicabilidade na defesa nacional.


Por meio desse sistema integrado, será possível que as Forças Armadas e agências de segurança comuniquem-se eficientemente em grandes distâncias, permitindo operações remotas em lugares inacessíveis. A capacidade de conectar diferentes operações sem depender de infraestruturas estrangeiras, representa um salto estratégico em autonomia e segurança das comunicações militares.


Estrutura inicial e evolução visualizada

O Núcleo do Escritório de P.D&I da IMBEL em Santa Rita do Sapucaí será mobiliado por um Assessor Especial da Presidência e por um profissional com formação em engenharia eletrônica e de computação da FMCE, para coordenar o Projeto SCALHEETDS, devendo atuar junto à equipe de engenheiros e técnicos parceiros envolvidos na consecução do projeto.


Previsão de evolução da estrutura de P.D&I/IMBEL em SRS


Os empregados serão responsáveis pelo exercício das tarefas de P. D. &I, coordenação dos trabalhos e, sobretudo, de supervisão da execução orçamentária e cumprimento do cronograma físico-financeiro (entregas), sendo responsável por aprovar as despesas e preparar a prestação de contas para a IMBEL e para a FINEP. Além disso, deverão estabelecer contato com as diferentes instituições e empresas, entre elas: a Ocellott, o INALTEL, Microfer e Fenix.


Considerando o aumento das demandas P.D&I e o incremento da complexidade dos projetos a serem desenvolvidos na nova unidade, visualiza-se a seguinte evolução estrutural a partir do estabelecimento do Núcleo de Escritório de P.D&I/IMBEL em Santa Rita do Sapucaí-MG, conforme se verifica na figura nº 05 abaixo.


Perspectivas e benefícios da implantação da nova estrutura de P.D&I

A participação da IMBEL no ecossistema de inovação de Santa Rita do Sapucaí –MG irá contribuir para a solução dos desafios tecnológicos com alto grau de complexidade que a FMCE enfrenta e com a ocupação de um laboratório autônomo junto à mencionada incubadora será possível manter os empregados designados junto ao local de desenvolvimento dos projetos, sem a perda dos vínculos administrativos com a sede da Empresa, em Brasília-DF, e técnicos com a FMCE, no Rio de Janeiro-RJ. 


Cronologia das ações para implementação do Laboratório de P.D&I/IMBEL


A implantação dessa nova estrutura, próxima ao INATEL, instituto de excelência em telecomunicações, eletrônica e áreas correlatas, e com a capacidade para gerar sinergia (Tríplice Hélice), está alicerçada num ambiente construtivo, que propicia o aprofundamento do conhecimento e do empreendedorismo.


Estima-se que a ativação do Núcleo do Escritório da IMBEL na região irá trazer inúmeros benefícios para as demais UP da IMBEL, particularmente no que tange às atividades de P.D.&I nos segmentos de sistemas de comunicações e eletrônica, guiamento, pontaria, sensoriamento (radares, etc.), tecnologia da informação, navegação e inerciais, dentre outros.

 

IMBEL – CAPACIDADES QUE GERAM PODER DE COMBATE

 


13 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page