Santa Rita do Sapucaí

Santa Rita do Sapucaí é um dos principais pólos de desenvolvimento tecnológico do Brasil. A cidade localizada no Sul de Minas é chamada de Vale da Eletrônica e é conhecida nacional e internacionalmente pela qualidade de seus produtos, que são exportados a diversos países. A maioria das empresas que atua no município é dos setores de eletrônica, telecomunicações e informática.

Com natureza exuberante, montanhas e vales que formam a Bacia do Sapucaí, a cidade é ideal para um passeio tranqüilo, para o ecoturismo e alguns esportes radicais. Um exemplo é a Serra do Paredão, também conhecida como Serra das Três Torres, que possui proteção integral para a preservação de ecossistemas naturais; o local também é utilizado para pesquisas e desenvolvimento de atividades educacionais. Lá é possível ainda praticar vôo livre, na rampa que atrai pilotos de outras regiões e até de outros países.

Outro esporte radical com forte presença no município é o MotoCross, que atrai praticantes de vários estados.

A cidade recebe não somente visitas de turistas ou empreendedores. Durante o ano, um grande número de peregrinos visita o Santuário Arquidiocesano de Santa Rita de Cássia. No Santuário está abrigada a imagem trazida pelos fundadores do povoado, o casal Manoel José da Fonseca e Genoveva Maria Martins da Fonseca.

O Santuário abriga ainda três relíquias da santa italiana: uma partícula óssea, seu hábito e uma imagem em tamanho natural vinda de Cássia, na Itália.

O movimento da cidade aumenta muito no dia 22 de maio, dia da padroeira e data magna da cidade, que é comemorado com uma programação variada, como barracas de comidas típicas, leilão, festival de prêmios e shows, que atraem não só comerciantes do sul de Minas como até de outros estados.

A cidade tem ainda um dos melhores carnavais do sul de Minas, com o famoso Bloco do Urso, um dos melhores e maiores da região, que atrais milhares de foliões. Em 2010, o Bloco do Urso inaugurou seu próprio espaço para eventos, a Cidade do Urso, que certamente irá agitar a vida cultural da cidade.