Vale da Eletrônica

Santa Rita do Sapucaí - Vale da Eletrônica

 

selo_fai6

 

O Vale da Eletrônica é um dos principais pólos de desenvolvimento tecnológico do Brasil, sendo reconhecido nacional e internacionalmente pela alta qualidade de seus produtos, que são exportados para diversos países.

O desenvolvimento de tecnologia de ponta tem seus alicerces na eficiente estrutura educacional de nível técnico e superior nas áreas de Eletrônica, Informática, Telecomunicações e Administração existentes no município.

O sucesso do projeto Vale da Eletrônica se deve a vários fatores: à visão de seus idealizadores, ao decidido apoio das escolas, dos empresários e da comunidade local; à preocupação constante com a qualidade dos equipamentos que produz; à farta mão-de-obra especializada disponível no município; aos esforços e desenvolvimento de tecnologia de ponta feita em conjunto pelas escolas e empresas, e uma eficiente política de marketing, entre outos fatores.

A maioria das empresas do município atua nas áreas de Eletrônica, Telecomunicações e Informática. Isto gerou a necessidade de abrir outras empresas com atividades paralelas, aumentando consideravelmente a oferta de emprego para o povo santarritense. Porém, não só de eletrônica vive o Vale. Também existem empresas de mecânica fina, artes gráficas, agropecuária, material de construção, confecções e um dinâmico comércio.

Como consequência natural deste processo foi criada a Associação Industrial de Santa Rita do Sapucaí, que congrega a maior parte das empresas da cidade.

É importante destacar que a parceria entre a Associação e o Sebrae-MG tem sido a alavanca para que nossas empresas possam mostrar seus produtos nas principais feiras e eventos do mercado nacional e internacional. Um dos principais objetivos da Associação Industrial é trazer para seu seio todas as indústrias do município, trabalhar e oferecer benefícios aos seus associados e à comunidade santarritense.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Rita do Sapucaí

Leia também:
Santa Rita do Sapucaí: o vale mineiro da eletrônica