O condomínio

CME - O Condomínio

 

Com o intuito de proporcionar maior apoio às pequenas e médias empresas do Município, a Prefeitura Municipal, através do PROINTEC, instituiu e implementou a fase de Incubação Avançada de Empresas, criando um ambiente de pós-incubação no Condomínio Municipal de Empresas “Ruy Brandão”, o CME. 

Com uma área total de 25.400 m² e área construída de 12.500 m², o CME foi criado com o objetivo de fomento à instalação de indústrias e à geração de empregos e renda no Município. Conta com galpões industriais com áreas de 140 a 1.500 m², que abrigam empresas de base tecnológica das áreas de eletrônica industrial, eletrotécnica, desenvolvimento de softwares, telecomunicações, mecânica de precisão e empresas de apoio à suas atividades, como embalagens, ferramentaria e injeção de termoplásticos. São empresas criadas no próprio Município e também empresas atraídas pelo Programa de Atração de Novos Empreendimentos da Prefeitura.

O CME abriga atualmente em sua área 14 empresas, sendo quatro delas oriundas de Incubadoras do Município.

A Administração atual, através de convênio firmado com a SECTES - Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, está implementando a  total recuperação do espaço existente, com a reforma e urbanização de suas áreas, inclusive no aspecto de acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

O conjunto de empresas instaladas no CME produziu um faturamento da ordem de 70 milhões de reais em 2010, gerando 490 empregos diretos e mais de 200 empregos indiretos, fruto de sua perfeita interação com o APL (Arranjo Produtivo Local) Eletroeletrônico de Santa Rita do Sapucaí.

Com sua incorporação ao PROINTEC em 2008, o CME passou a ter participação ativa no Programa de Incubação Avançada, possibilitando às empresas nele instaladas maior apoio por parte da Administração Municipal e  acesso ao universo de pesquisa e desenvolvimento tão presentes em um ambiente de incubação. Após esta inclusão foi aberto um espaço para que as empresas incubadas continuem a contar com o apoio do PROINTEC após sua graduação, visando seu fortalecimento comercial.